Uma vez que a maioria das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo para que sejam retiradas de imediato. Não é intenção prejudicar alguém com a divulgação das fotos em questão nem tão pouco lucrar com as mesmas. O email de contacto está disponível no perfil .
Quinta-feira, 11 de Setembro de 2008

11 de setembro

 

 

 

 

 

Trabalhava de noite ... e como sempre chegava a casa e nunca me deitava antes do meio dia, foi mais ou menos a essa hora que fui para a cama, pareceu-me que nem 5 minutos tinham passado mas já era 1 hora da tarde quando ouvi a minha mãe gritar-me para ir ver a televisão, sai do quarto a refilar com ela ... que raio seria de tão importante para me acordar.

Perguntei o que era e ela só apontou para a televisão, uma das torres do World Trade Center ardia no ecrã ... perguntei o que se tinha passado e ainda não se sabia bem mas suspeitava-se que um avião tinha chocado com o arranha-céus ... disse para mim logo que não era apenas um acidente. Vi então o que pensava ser uma repetição ... um avião a chocar com a torre, apenas depois percebi que era a outra torre, tinha visto em directo um avião comercial a chocar com um prédio em Nova Iorque ...

 

Nem consigo descrever a sensação estranha que tomou conta de mim, como talvez de milhares de pessoas em todo o mundo, aquilo era impossível, aquilo não podia simplesmente acontecer, pouco depois mostravam as imagens do Pentágono a arder ... e eu pensei, meu deus quem irá pagar por isto ?

 

Tomei um banho rápido, vesti-me, estava calor nesse dia ... e pensei vou cortar o cabelo, uma desculpa para me obrigar a sair de casa, apanhei um táxi, e na rádio apenas se ouvia falar do " ataque " aos Estados Unidos da América. O taxista lá deu a sua opinião foi o Saddam !!! dizia... não o mataram quando puderam.

 

Cheguei à porta do barbeiro ... fechado para férias até 15 de Setembro ... e andei pela cidade, e junto ás lojas de electrodomésticos as pessoas juntavam-se para ver as televisões nas montras ... com as mesmas imagens em todas. Repetições dos aviões a chocarem com os edifícios, as torres a caírem , as pessoas a andarem desorientadas cobertas de pó cinzento e espesso, gente a saltar das torres para uma morte certa ... e fiquei também em frente de uma dessas montras com cerca de 20 ou trinta pessoas a ver o macabro espectáculo ... parecia um filme de Hollywood ... se apenas tivesse sido filmado de longe, mas mostravam as pessoas a rezar e a chorar na rua ... gente completamente perdida perante a grandeza de tal tragédia ... e os bombeiros ... rendidos, sentados abanando a cabeça cobertos daquele pó cinzento que cobria tudo ...

 

Voltei a casa ... as pessoas tinham um ar cabisbaixo, e não me lembro de ver ninguém sorrir no caminho até casa. Já não me deitei para dormir nesse dia, fiquei colado em frente da televisão como certamente estaria meio mundo, vi os festejos das pessoas no Iraque, no Afeganistão ... e principalmente, vezes sem conta as imagens marcantes daquele dia.

 

Fui trabalhar... havia policias a guardar as fabricas americanas nesse dia e nos dias seguintes.

 

Podia ter escrito sobre as teorias acerca do que se passou neste dia, podia ter escrito no que mudou no mundo depois deste dia... mas isso é para quem sabe... ou não ...

 

Este foi o meu 11 de Setembro ... e o vosso ?

 

 

Jmack

 

 

 


deixado aqui por J.C. às 00:39
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Ricardo a 12 de Setembro de 2008 às 02:05
Bem, já vi relatos de muita gente nesse dia... Ficou gravado na memória de cada um... Uma coisa inexplicável...


De Júlia a 13 de Setembro de 2008 às 00:13
Um dia que para sempre ficará na memória colectiva de todos nós.
Pessoalmete, a recordação que mais me surge, nem é a do próprio dia, mas a dos dias seguintes; a tentativa de resgate de sobreviventes, a da remossão dos escombros, de toda aquela vastidão de pó... aquele cenário apócaliptico.


De Maria João Brito de Sousa a 17 de Setembro de 2008 às 01:56
Eu estava, na altura, a tirar um curso profissionalizante em Cascais. Não havia televisão no edifício por isso só soubemos quando uma das formadoras chegou com a notícia. À noite, em casa, é que foi pior. A minha mãe estava ainda viva e vivia comigo. Vi, vi, vi, até já não aguentar ver mais. nunca mais me sai da cabeça a imagem de um homem a saltar lá de cima. Penso que essa imagem foi explorada até à exaustão. Agora já nem vejo, mas lembro-me.


De Teresa a 14 de Outubro de 2008 às 11:12
O meu foi assim:

http://gotaderantanplan.blogspot.com/2006/09/american-tune_11.html

Magníficas fotografias, estou apaixonada. Até copiei a do tigre... Posso utilizá-la um dia destes no meu blogue? Com os créditos devidos, claro...!


Comentar post

Novembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
26
27
28
29

30


o que eu digo

Não tenho sono ... aturem...

Amanhã ...

8000

Alguém escreveu assim ......

O cemitério dos sonhos

Algum dia havia de ser .....

É só para dizer ...

O vazio

Equipamento

O 25 ...

posts recentes

1 Ano

Sigma 10-20mm 1º ensaio

na esquina ...

está aí alguém ?

tão longe ...

prenda para mim ...

gata 2

gata 1

Filtro 6

Filtro 5

Filtro 4

chaminé

Filtro 3

Já se foram todas ...

Filtro 2

Filtro 1

Não tenho sono ... aturem...

sonhos em infravermelho 8

sonhos em infravermelho 7

os que não partiram 7

os que não partiram 6

lágrima

para comentar nº 24

espanto

para comentar nº 23

livres

golfinhos

retrato

uma morte, uma vida ...

depois da chuva

os que não partiram 5

somewhere

queimado

café

elevador da bica

sonhos em infravermelho 6

um caminho

passagem

Os pássaros

Longe

chuva

Azul

Pessoas ...

Preto e Branco

gnoma

11 de setembro

não basta

Piano

Amanhã ...

I dont care ...

outros tempos

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

tags

todas as tags

por onde ficar

procurar por aqui

 

Galeria

jmack


ver perfil

seguir perfil

. 38 seguidores

subscrever feeds