Uma vez que a maioria das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo para que sejam retiradas de imediato. Não é intenção prejudicar alguém com a divulgação das fotos em questão nem tão pouco lucrar com as mesmas. O email de contacto está disponível no perfil .
Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2008
Á partida acredito em tudo até me provarem o contrário, talvez fosse mais facil duvidar de tudo até me provarem o contrário, mas não sou perfeito longe disso... Quero contar-vos o meu dia de hoje ... Acordei ás 05:00 da manhã para ir trabalhar, deixei-me dormir só voltei a acordar ás 05:40 outra vez ... o banho foi á pressa e a barba foi feita quase a seco... detesto atrasar-me fico com a sensação que já nada irá correr bem durante esse dia, chamei um taxi para ir para o trabalho, no caminho a conversa foi a mesma de sempre ... o tempo, o frio ... o Socrates etc...
A manhã correu normalmente até que entrou na loja uma senhora já velhinha, entre os 70 e os 80 anos talvez, apoiada numa bengala andando muito devagarinho. Nunca tinha visto a senhora, mas vi que a minha colega já a conhecia e dirigiu-se a ela perguntou-lhe logo se ela tinha fome e queria comer alguma coisa... aquilo fez-me alguma impressão, a senhora lá se sentou á espera do pequeno almoço que a minha colega pagou, eu puxei de uma nota de 10 euros e disse-lhe ... toma, dá isto á senhora, a minha colega recomendou que ela talvez preferisse qualquer coisa para levar para casa para poder comer quando tivesse fome, assim foi paguei á velhinha uns pacotes de leite, latas de salsichas, cereais ... essas coisas.
A minha colega meteu conversa com a senhora e perguntou-lhe o que andava por ali a fazer, a velhinha respondeu que tinha vindo ao medico, vinha de uma terra a cerca de 30 km de distancia e que tinha vindo á boleia ... fiquei parvo, meu deus, uma velhota de 80 anos á boleia na estrada não é uma visão muito fácil de aceitar. Perguntámos então como iria para a sua terra, ela lá nos disse que se ia por na rotunda mais abaixo a pedir boleia, eu nem queria acreditar, só pensava que aquilo não estava a acontecer. Confessou que se arranjasse algum dinheiro ia de autocarro. Perguntei-lhe se não tinha ninguem que a pudesse ajudar, disse que o filho ja tinha falecido e que a filha estava longe dela, demos os 2 sacos com as compras á velhota, e por esta altura já me custava suster as lagrimas . Perguntei , então e a segurança social não a ajuda ? Ao que a senhora respondeu que tinha uma reforma de 150 euros e só em medicamentos pagava 70 euros por mês ... tinha a sorte de não pagar renda pois a casa era do seu falecido pai ... insisti com a segurança social ao que ela respondeu j á la fui 2 vezes, e não me ajudam.
Eu estava ... eu nem sei como estava, mas já pensava mal de toda a gente que tem algum poder neste pais e deixa passar estas situções em claro. Senti-me mal ... e disse para a minha colega ... olha eu aqui todo preocupado em como arranjar 2000 euros para comprar uma maquina fotografica e agora vejo e oiço isto ... Mais uns minutos de conversa com a senhora sobre ir á segurança social ou alguma outra instituição e lá nos disse que ia vendendo uns livros do seu falecido filho que tinha sido poeta, perguntei-lhe se podia ver, abri o livro já velho e amarelado pelo tempo, algo sujo e gasto com o cheiro caracteristico a papel envelhecido, li alguns dos versos e aí já não aguentei... vieram-me as lagrimas aos olhos ali á frente de toda a gente.
Passando á frente lá me recompus mais ou menos ...fui ao multibanco levantei 20 euros e perguntei a senhora o preço dos livros ao que ela respondeu 5 euros , comprei-lhe 2 e disse-lhe tem aqui mais 10 euros para si ...a senhora agradeceu e lá me voltaram as lagrimas aos olhos mais uma vez. Agarrei nos livros e reparei que tinham uns papeis dentro, um era uma foto do falecido filho da senhora ... e eu perguntei logo se ela nao queria ficar com a fotografia, ao que a senhora respondeu , não não ... faz parte do livro e não paga mais por isso. Os outros papeis eram fotocopias dos documentos da senhora, dei-lhos e enquanto o fazia disse-me que quando tinha ido a um hiper-mercado lhe tinham roubado o saco com os documentos e desde ai que andava com fotocopias ... eu nem queria acreditar, quem teria a coragem para roubar uma velhinha que valores poderia aquela mulher cansada que valessem a pena roubar ?
Que raio de mundo este ... e que raio de país este que anda de olhos tapados e só quer saber de leis de tabaco, de cimeiras, de tratados, de acordos ... Entretanto chegou a hora de almoço, fui para a rua fumar um cigarro levando o livro para ler mais uns versos, vi a senhora sair e ir á sua vida ... pedindo dinheiro a mais alguns clientes que por ali se encontravam. Voltei ao trabalho e entretanto chegou outra colega á qual contei o que tinha sucedido naquela manha ... ao que ela respondeu algo parecido com , se te descuidas tem mais dinheiro que nós todos juntos, eu nem quis acreditar ... e enquanto ouvi a explicação, só dizia a mim proprio que nao podia ser verdade, supostamente a senhora tinha dinheiro e fazia aquilo por fazer.
Sai do trabalho com aquilo na cabeça, mas pensei ... olha deixa já está seja verdade ou nao fizeste o que tinhas que fazer. Cheguei a casa equipei-me, peguei na bicicleta para ir fazer uns quilometros , e lá fui. Passei perto de um hiper-mercado e lá estava a senhora no parque de estacionamento a pedir, quase que fui ter com ela ... mas não tive coragem, ...afinal como se confronta alguem com 80 anos numa situaçao destas ? Como se pergunta a uma pessoa de 80 anos se nos mentiu ou não ... enfim, lá segui
Voltei a casa e falei com a minha mãe que tem familia na terra de onde a senhora dizia ser ... e a resposta foi ... oh filho não podes ser assim ... essa velhinha que viste hoje anda a pedir para o neto que é toxico-dependente . O neto leva a avó de carro para a cidade e ela anda a pedir um dia inteiro para ele, é um chulo !
Não vou alongar mais este relato ... comentem, porque eu nem sei o que pensar de tudo isto.
jmack
Ah pois é meu amigo... é por situações destas que muitas vezes quem realmemte precisa fica sem ajuda... O mundo é injusto e paga sempre o justo pelo pecador....Também já me aconteceu algo parecido portanto não és o único a cair no conto do vigário(a) lol..... o que importa é que fizeste o que a tua consciência madou e provavelmente até ajudaste a velhinha, sem saber, porque sabe Deus o que lhe faz o neto se ela aparecer sem dinheiro em casa. Infelizmente existem muitos trastes a face desta Terra que não merecem o ar que respiram mas não vamos ser como eles, vamos ser melhores que eles e fazer sempre o que a nossa consciencia nos disser, assim teremos um pouco de felicidade no nosso coração..nem que seja só por momentos(até descobrirmos a verdade) lol ...
Abraço e continua com esse coraçãozito de ouro...o mundo precisa de pessoas como tu...
De
ana a 31 de Janeiro de 2008 às 22:15
estive a ler outra vez... continuo sem palavras! Inacreditável!!!
De
Ricardo a 31 de Janeiro de 2008 às 22:41
Bem, este post deixou-me a pensar em várias coisas... Primeiro dar-te os parabéns por teres um bom coração, segundo, O MUNDO ESTÁ LOUCO!!!!
De
A a 1 de Fevereiro de 2008 às 03:18
Pois é...também não estava à espera de um desfecho destes. Mas acho que fizeste o que o teu coração mandava e podes ter feito mais do que "ajudar" um toxicodependente...nunca se sabe o que é que ele faz, ou ameaça fazer, à senhora caso ela não lhe leve dinheiro. A vida dela não é fácil de certeza!
Tens um lugar no céu! Bjus
De
primus a 1 de Fevereiro de 2008 às 08:52
Pois é neste tipo de situações teimo em debater-me, já me contaram montes de histórias idênticas de pessoas que anda a pedir e que são riquissimas.... Agora quem diz a verdade? Essa também é a minha eterna luta. É ai que por vezes me leva a ficar como mero espectador, também gostaria de ajudar todos que me rodeiam mas chega a um ponto que já...é ai que tenho receio de um dia ter muito para dar...dissem que mais vale dar que receber...que concordo mas...de qualquer forma tiveste uma atitude louvavel.
De
dulci a 1 de Fevereiro de 2008 às 10:20
Aqui a questão em causa é o facto de uma velhinha de 80 anos andar a pedir e essa não a podemos negar nem deixar de lastimar e penso que actuaste segundo este facto. O propósito de ela fazer isso é que é repulsivo.
Só tenho um parecer a confiar e é o que tento seguir.
Não se façam muitas perguntas e acredite-se no que o nosso coração manda.
São situações como estas que me fazem “anti-social”.
Abraço
Dulci
Também a mim me vieram as lágrimas aos olhos... pelo sofrimento da senhora e pela tua bondade.
Nunca sabemos se estamos a fazer bem em ajudar, nunca sabemos se realmente a pessoa precisa ou não, mas tu fizeste muito bem porque fizeste o que te fez sentir bem naquele momento e na verdade também fizeste bem à senhora, não falando em dinheiro que pelos vistos não é para ela comer mas sim no carinho que ela sentiu e que deve ser um sentimento que ela não deve conhecer nos dias dela.
És uma grande pessoa... uma pessoa especial e não mudes isso.
Bjinho
De
Mia a 4 de Fevereiro de 2008 às 23:00
Olá!
É sem duvida uma história comovente e triste. Fizeste bem em ajudar a Senhora. este mundo está perdido... omde já se viu um neto a explorar a sua avó (bem que a senhora não mintiu quando disse q tinha vindo de boleia), sabe Deus o que ela não passará se não trouxer para casa o dinheiro. Sabe-se lá as "lavagens cerebrais" que a senhora leva todos os dias.
De mnike30 a 7 de Fevereiro de 2008 às 22:29
Olá,
Já espreitei montes de vezes o teu blog.
Isto é um pedaço de arte, podes crer.
Nunca comentei... mas já agora, deixa dizer-te que o "coração partido" e a "cadeira abandonada" parecem falar, assim como muitas outras fotos tuas, que aliás... já estive para as usar no meu blog... sem te pedir licença.
Decidi comentar este teu post e prometo não me alongar muito, mas como tu próprio deves sentir, pior do que ser injustiçado é cometer injustiças.
Acredita que eu faria o mesmo que tu fizeste, mesmo que pensasse estar a ser enganada.
Já o fui muitas vezes, mas não será por esse motivo que negarei ajuda a quem o pedir.
Uma avó que se sujeita a este tipo de situações por causa de um neto (ainda que o neto não lhe tenha nenhum respeito) não deixa de ser uma grande avó!
Não desanimes... vê a coisa por outro lado. Sim, tu és uma das pessoas que não se deixou seduzir pelo egoísmo...
Como a tua consciência te disse, fizeste o que tinhas de fazer!
:)
Beijinho
De
J.C. a 7 de Fevereiro de 2008 às 22:50
obrigado pela visita e pelo comentario.
volta sempre que te apetecer ...
um abraço
jmack
p.s. : alguma questão sobre as fotos usa o meu email.
De Alexandra a 18 de Fevereiro de 2008 às 19:36
tem um blogue fantástico e que tenciono vir a comentar mts vezes, logo que tenha tempo disponível :)!
De
J.C. a 18 de Fevereiro de 2008 às 20:08
obrigado pela visita, volta sempre.
um abraço
jmack
Comentar post