Uma vez que a maioria das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo para que sejam retiradas de imediato. Não é intenção prejudicar alguém com a divulgação das fotos em questão nem tão pouco lucrar com as mesmas. O email de contacto está disponível no perfil .
Sábado, 10 de Maio de 2008

Equipamento

 

 

Bem ... não é nada do outro mundo mas isto é o que uso de momento para as fotografias que aqui lhes deixo, á excepção da que vinha com a câmara, todas as outras foram compradas baratinhas no Ebay ... cada vez mais compensa comprar no estrangeiro mesmo correndo o risco de pagar despesas de alfandega como aconteceu com a ultima que comprei, a catadióptrica de 500mm. Se souberem de algumas objectivas a preço acessível é favor dizerem alguma coisa, tem que ser compatível com sony ou minolta. Tenho comprado só material em muito bom estado como podem ver nas fotografias e a preços surpreendentemente baixos.

 

 

 

 

1 - Tamron SP500mm f/8 Tele-Macro Catadioptric

      

Ultima aquisição, veio dos EUA através do Ebay, é uma objectiva complicada de usar devido á abertura fixa de 8 o que torna a utilização com menos luz um grande problema, provavelmente vou ter que a vender, ainda não a testei a sério mas o que consegui até agora não é muito animador, apesar de ser considerada uma das melhores " mirror " admito que ainda não tenho perícia e conhecimento suficientes para a utilizar á vontade. Vou tentar mais umas vezes e depois devo coloca-la á venda, esta lente é quase uma relíquia e está como nova, pode ser que a venda por um bom preço.

 

2 - Tamron AF 70-300mm f/4-5,6 Di LD Macro

 

Esta é a objectiva que mais uso de momento, muito versátil e a relação qualidade preço é deveras surpreendente, algumas das melhores fotos que fiz foram com esta objectiva. Comprada na mesma altura que a câmara é uma objectiva para usar em todos os tipos de fotografia, uso-a de momento com o conversor 2x que duplica os 300mm para 600mm tornando-a numa teleobjectiva com um alcance respeitável em troca da perda de alguma qualidade de imagem, pois a qualidade do conversor é duvidosa.

 

3 - Sony DT 16-105 mm F/3,5-5,6 Wide-Range Zoom

 

Esta é a objectiva mais cara que tenho ... ou não viesse "oferecida" com a câmara, gosto de a usar para fotografar interiores ou paisagens nos 16mm porque o angulo de visão é muito largo, é muito polivalente e a focagem é extremamente rápida, estou a gostar muito de a usar para fotografar alguns edifícios abandonados que tenho visitado ultimamente, depois deixo as fotos por aqui.

 

4 - Minolta Maxxum AF 35-80mm f/4.0-5.6 II Macro-Zoom

 

Esta é a minha pequenina ... sem duvida a minha melhor compra até ao momento, se vos disser o preço não acreditam, mas foi mesmo muito baratinha e algumas das fotos que estão neste blog já foram tiradas com ela, muito levezinha e rápida a focar , gosto de a usar em interiores ou em macro mais próxima, dizem que também é uma boa lente de retrato mas como não sou grande adepto de fotografar pessoas... ainda não a experimentei nessa área. Mas ando com umas ideias ... depois conto.

 

5 - Digital concepts AF 2x Converter

 

Baratíssimo comprado no Ebay, mas também a sua qualidade não é grande coisa, tem a vantagem de permitir que o sistema de focagem automática continue a funcionar apesar de muito lentamente. Dobra a capacidade das objectivas por exemplo torna a de 500mm numa 1000mm, se em 500mm já é difícil de usar imaginem com 1000mm, mas foi uma boa compra tendo em conta o preço. Usado com a 300mm tem sido útil para fotografar os passarinhos .

 

6 - Filtros diversos

 

Os que uso mais são os de 62mm pois são compatíveis com as 2 objectivas que comprei com a câmara e que são as mais utilizadas, um skylight para os dias de mais luz e olhem que por aqui no Alentejo há dias em que mal se consegue abrir a pestana. E o filtro para raios ultravioletas que ao que parece reduz os reflexos indesejados em superfícies metálicas e outras e melhora a qualidade de imagem. Os outros ... são de 35mm e são para a objectiva de 500mm, difíceis de utilizar como a própria lente uma vez que tem que se retira a objectiva da câmara para os trocar. Tenho também um enorme filtro UV de 82mm para a objectiva de 500mm, os filtros também servem para proteger a lente uma vez que são colocados á frente da mesma.


Material diverso

 

Conto já com 3 tripés, um grande, um médio e um pequenino ... não me apetece ir ver as medidas, não são nada do outro mundo foram todos muito baratos. Uso uma mochila própria para as voltas de bicicleta onde cabe tudo muito bem organizado e protegido, e uma bolsa também própria para o transporte apenas do material essencial. O cartão de 8 gigabytes estava a tornar-se limitado então comprei também no ebay outro de 4 gigabytes ficando com uma capacidade de 12 gigabytes na máquina uma vez que esta permite usar os dois ao mesmo tempo por serem de tipos diferentes. E depois é o normal ... kits de limpeza, peliculas para o monitor da camara, 2 baterias ... etc ... etc ...

 

Desculpem lá a seca ... apeteceu-me, ultimamente ando a ver se compro o punho vertical e uma objectiva de nivel mais elevado quer em qualidade quer em preço ... mas vai ter que esperar, daqui a uns dias começo a campanha para votarem em mim ... depois têm que me aturar.

 

Bom fim de semana.

 

jmack

 

 

 

 


deixado aqui por J.C. às 03:26
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De adnirolfpa a 10 de Maio de 2008 às 13:47
seria incorrecto dizer que percebi tudo o que explicou, mas, gostei de mais uma vez me convencer que o mundo da captação da vida atravez da imagem e muito complexo e necessita de muita sabedoria.
Gostei.


De J.C. a 11 de Maio de 2008 às 00:58
infelizmente também é um mundo muito caro ...

um abraço

jmack


De Mia a 10 de Maio de 2008 às 21:16
Se eu andasse com esse material todo, quando colocasse a mochila às costas caia para tras! LOLOLOL

As tuas fotografias são lindissimas e com uma imagem fabulosa. Tens um bom olhar, aliado a bom equipamento, e o resultado é visivel: excelente resultado final! Os meus parabens!!

bolas... agora é que estou a ver que sou mesmo "pobrezinha"... LOLOL ... eu conto com um cartão de 2 gigas, uma canon S3 is, e dois tripes ( um mini tripé e um bem grande... quando montado fica maior do que eu )... ahhh e os tripés só uso para nocturnos! :P

Bjokinhas


De J.C. a 11 de Maio de 2008 às 01:04
mia ... sabes muito bem que o equipamento nao conta para nada se o jeito for zero e tu fazes fotos muito boas, não te sintas pobrezinha porque o que tenho comprado tem sido muito barato nem acreditavas, o problema é procurar no ebay e esperar que ninguem licite ... por exemplo a objectiva da minolta custou-me 19 dolares o que equivale a cerca de 12 euros ...

um abraço mia

jmack


De João Andrés a 5 de Fevereiro de 2009 às 22:42
Caro,

vi que pode estar interessado em vender a sua objectiva Tamron SP500mm f/8. Como sou fotógrafo posso estar interessado em adquiri-la. So preciso de saber se tem baionetas Nikon e o preço. Acha que me pode informar para o meu E-mail acima referido?

Muito obrigado,

João Andrés


Comentar post

Novembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
26
27
28
29

30


o que eu digo

Não tenho sono ... aturem...

Amanhã ...

8000

Alguém escreveu assim ......

O cemitério dos sonhos

Algum dia havia de ser .....

É só para dizer ...

O vazio

Equipamento

O 25 ...

posts recentes

1 Ano

Sigma 10-20mm 1º ensaio

na esquina ...

está aí alguém ?

tão longe ...

prenda para mim ...

gata 2

gata 1

Filtro 6

Filtro 5

Filtro 4

chaminé

Filtro 3

Já se foram todas ...

Filtro 2

Filtro 1

Não tenho sono ... aturem...

sonhos em infravermelho 8

sonhos em infravermelho 7

os que não partiram 7

os que não partiram 6

lágrima

para comentar nº 24

espanto

para comentar nº 23

livres

golfinhos

retrato

uma morte, uma vida ...

depois da chuva

os que não partiram 5

somewhere

queimado

café

elevador da bica

sonhos em infravermelho 6

um caminho

passagem

Os pássaros

Longe

chuva

Azul

Pessoas ...

Preto e Branco

gnoma

11 de setembro

não basta

Piano

Amanhã ...

I dont care ...

outros tempos

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

tags

todas as tags

por onde ficar

procurar por aqui

 

Galeria

jmack


ver perfil

seguir perfil

. 38 seguidores

subscrever feeds